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Agyliti Monitor

“Agyliti Monitor.”

O seu ambiente de TI é realmente 

monitorado?

O pior pesadelo de gestor de TI é receber uma ligação de um usuário informando que algum serviço está lento ou não está funcionando sem ele saber previamente o motivo desse problema.

 

As empresas estão investindo na monitoração do ambiente de TI para manter o funcionamento dos seus serviços e não prejudicar sua imagem junto aos seus usuários ou clientes final.

“Controlar é interfirir, conduzir o desvio, reassumir o controle...”

Uma pesquisa recente realizada pela empresa Opinion Matters consultou 1006 americanos que realizam compra on-line, constatou que 56 % dos consumidores que gastam mais de duas horas por semana em compras, cancelaram uma ou mais operações devido um erro na página ou um tempo de resposta muito lento. Quase três quartos (74%) de todos os compradores online disseram que iriam mudar para outra loja se eles pudessem encontrar uma melhor experiência do usuário e um site mais rápido do que o que eles usam atualmente.

O monitoramento não faz sentido se não houver controle...

 

...porém é necessário que se monitore primeiro para controlar depois.

Então, a monitoração não deve ser somente aquela que verifica o uso de: CPU, memória do servidor ou se está respondendo testes de conectividade. O software de monitoração deve se aproximar ao máximo a navegação do usuário no seu site, para isso a ferramenta que irá ser usada para monitoração deve possuir agentes ou monitores que testará todas as camadas, desde front-end até banco de dados, do seu site. Contratar o serviço de monitoramento de rede é uma medida que busca acima de tudo oferecer condições de trabalho ideais para que os colaboradores possam ter um alto rendimento, diminuindo os ruídos e obstáculos que impedem que as empresas recebam o foco necessário para os seus negócios.

Um sistema de monitoramento audita constantemente vários ativos de TI, verificando seus status e notificando o administrador caso hajam anomalias.

O monitoramento de rede se caracteriza pelo acompanhamento diário de tudo que influencia o negócio, como fornecedores, concorrentes, clientes e colaboradores. Por isso, é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa, pois oferece uma simulação confiável do que está acontecendo permitindo previsões e adaptações corretivas.

Para monitorar o ambiente TIC da sua empresa, a equipe do NOC (Network Operations Center) devem conhecer toda infraestrutura (servidores, roteadores, switchs, link de internet, etc.) e estar alinhado com o negócio e conhecer todas as necessidades e demandas dos usuários. Atualmente trabalhamos com softwares de monitorações para manter seu ambiente de TIC funcionando 24x7x365 com alertas e avisos para uma equipe multidisciplinar que tem objetivo em corrigir incidentes de forma corretiva ou até preditiva.

O NOC também pode gerar relatórios periódicos informando a disponibilidade dos serviços de TI. Esses dados permitem que a área de TI estabeleça metas de disponibilidade. A tabela abaixo mostra os cálculos de disponibilidade anual em relação a um serviço 24×7:

Total de Horas Indisponível/Ano

90% = 876 horas (36,5 dias)

95% = 438 horas (18,3 dias)

99% = 87 horas(3,6 dias)

99,9% = 8,76 horas

99,99% = 52,56 minutos

99,999% = 5,3 minutos 

 

 

Os benefícios do monitoramento de rede. Conhecer tudo que circunda o negócio é estar sempre atualizado e preparado para qualquer variação mercadológica, o que traz uma vantagem competitiva e pioneirismos para quem investe neste monitoramento. Dessa forma é possível combater situações de risco e deixar a empresa a par de ameaças que podem prejudicar os planos de negócio. Além disso, o monitoramento resulta em outras vantagens como:

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